Como posso obter uma ficha técnica?

Você pode usar a função de pesquisa neste site para localizar uma ficha técnica, preencher o Formulário de contato ou telefonar para 0800-170850

Como posso obter uma  SDS?

Clique no link para preencher o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Onde posso comprar seus produtos?

Para encontrar um distribuidor ou um representante de vendas da Huntsman na sua área, clique no link para preencher o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Posso obter uma amostra?

Sim, clique no link para preencher o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Onde posso descobrir a vida útil de um produto?

Você pode localizar a vida útil de um produto na ficha técnica.

Posso usar um produto após sua data de validade?

é altamente recomendável não usar um produto após sua data de validade, pois nossa empresa só pode garantir as especificações do produto (como o tempo de gel ou a viscosidade) descritas na ficha técnica dentro do prazo de validade.

Qual é a vida útil após a abertura do recipiente?

Consulte a seção Armazenamento na ficha técnica. Para questões adicionais, preencha o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Como armazenar endurecedores e resinas adesivas corretamente?

Consulte a seção Armazenamento na ficha técnica. Para questões adicionais, preencha o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

O recipiente foi deixado aberto por "x" números de dias ou semanas. O produto ainda pode ser usado com segurança?

Definitivamente não é aconselhável deixar recipientes de produtos abertos após o uso. Isso pode afetar as especificações dos produtos (como o tempo de gelificação ou a viscosidade), conforme descrito na ficha técnica. Para questões adicionais, preencha o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Como posso remover epóxis curados?

Nossos adesivos foram projetados para formar ligações permanentes. Por isso, removê-los será um desafio, e as peças poderão se danificar no processo. A resposta depende de uma série de fatores:

  • A base química do adesivo que foi usado para colar as peças (por exemplo, epóxi, poliuretano, metilmetacrilato, etc.)
  • O tamanho da área colada e sua configuração
  • Testes e certificação
  • Os materiais do substrato e sus resistência - se as peças podem suportar o processo de descolagem sem sofrer qualquer danos mecânicos
  • A sensibilidade de outras peças perto da cola (componentes eletrônicos sensíveis ou plásticos fracos que podem ser danificados por calor ou produtos químicos).

Para conhecer os métodos de remoção, preencha o Formulário de contato ou telefone para 0800-170850

Qual é a importância da proporção de mistura?

A menos que a ficha técnica indique especificamente que desvios são aceitáveis, é muito importante seguir a proporção de mistura para garantir que a resina e o endurecedor reajam completamente. Dependendo do sistema, eles podem ser mais ou menos sensíveis a desvios.

Por que o adesivo ainda está mole e pegajoso depois de "x" horas ou dias?

Pode haver vários motivos pelos quais o adesivo não secou corretamente. Proporção de mistura não seguida, mistura insuficiente de resina e endurecedor ou condições ambientais (muito quente ou frio). Também é importante seguir o cronograma de secagem adequado, conforme descrito na ficha técnica.

Como é possível colar polietileno, polipropileno, PTFE, etc?

Esses substratos de baixa energia precisam do devido tratamento de superfície, como corona, plasma ou combustão. Para obter mais instruções, consulte nosso Guia de Preparação de Superfície e Pré-tratamento para Adesivos.

Qual é a diferença entre tempo de gelificação, duração da mistura, tempo de aplicação e resistência de manuseio?

O tempo de gelificação, a duração da mistura e o tempo de aplicação são propriedades que podem variar muito de produto para produto. Essas propriedades desempenham um papel importante na seleção do produto. Muitas vezes, se pensa que a duração da mistura e o tempo de aplicação são a mesma coisa, mas isso nem sempre é verdade. A duração da mistura é definida como o tempo necessário para uma viscosidade mista inicial duplicar ou quadruplicar para produtos de baixa viscosidade. A contagem do tempo começa no momento em que o produto é misturado, e a medição é feita à temperatura ambiente (23˚C). 

Por outro lado, o tempo de aplicação é o tempo durante o qual o sistema permanece com uma viscosidade baixa o suficiente a ponto de ainda poder ser aplicado facilmente a uma peça ou substrato. Por esse motivo, o tempo de aplicação pode variar de uma aplicação para a outra e até mesmo dependendo do método de aplicação do adesivo, e não há um método uniforme para quantificar essa propriedade.

O tempo de aplicação também é muito afetado pela temperatura ambiente.
Tempo de gelificação é outro termo usado frequentemente para se referir à duração da mistura, embora existam algumas diferenças. Ambos os termos são usados para descrever o espessamento de um adesivo de dois componentes depois de misturado, mas o tempo de gelificação é frequentemente testado a temperaturas elevadas também. O tempo de gelificação é determinado pelo aquecimento do sistema misturado e observando quando ele começa a se tornar pegajoso, ou gelatinoso, embora não completamente seco.

A resistência de manuseio é o tempo necessário para o adesivo atingir uma resistência suficiente para ser movido ou levemente manuseado. A junta adesiva não deve ser sobrecarregada ou indevidamente pressionada até que a secagem completa seja atingida. Uma resistência ao cisalhamento por sobreposição de 145 psi (1 Mpa) é geralmente considerada o valor mínimo necessário antes que uma montagem colada possa ser manuseada com segurança.

Existe um risco de misturar uma grande quantidade de material de uma só vez?

Sim, isso provavelmente resultará em desperdício de material, pois uma grande massa reagirá mais rápido e haverá possibilidade de ocorrência de um processo exotérmico.

Se eu comprar cartuchos, também precisarei de uma pistola para aplicar o conteúdo? Onde posso comprar uma?

Sim, cartuchos exigem uma pistola de aplicação e um bocal de mistura. Os cartuchos da Huntsman acompanham um bocal de mistura. Equipamentos de aplicação e bocais de mistura extras podem ser comprados da Huntsman ou de nossos distribuidores.

Como aplicar corretamente o adesivo?

Consulte nosso Guia de Preparação de Superfície e Pré-tratamento para Adesivos..


O que os valores de viscosidade significam?.


Para colocar as coisas em perspectiva, a viscosidade de alguns materiais  domésticos comuns estão especificadas abaixo:

Material Viscosidade (cPs)
Água 1-5
Xarope de bordo 150-200
Óleo de motor SAE 40 250-500
Mel 2.000-3.000
Calda de chocolate 1.000-25.000
Catchup 50.000-70.000
Manteiga de amendoim 150.000-200.000
Gorduras vegetais ou banha 1.000.000-2.000-000
Composto de calafetagem 5.000.000-10.000.000

O que significa tixotrópico? 


Tixotropia é a propriedade de várias substâncias gelatinosas de se tornarem líquidas quando submetidas a uma força de cisalhamento (como em caso de agitação ou movimentação) e, ao serem deixadas intatas, readquirirem a consistência gelatinosa, sem escorrerem ou perderem a firmeza.

O que é TG?

TG é uma abreviação que representa a temperatura de transição vítrea. A TG é uma das propriedades mais importantes de qualquer material polimérico e é a região de temperatura na qual o polímero faz a transição de um material vítreo e duro para um material elástico macio.

  • A química do adesivo que foi usado para colar as peças (por exemplo, epóxi, poliuretano, metilmetacrilato, etc.)
  • O tamanho da área colada e  sua configuração
  • Os materiais do substrato e sus resistência - se as peças podem suportar o processo de descolagem sem sofrer qualquer danos mecânicos.
  • A sensibilidade de outras peças perto da cola (componentes eletrônicos sensíveis ou plásticos fracos que podem ser danificados por calor ou produtos químicos).

 

  • Encontre uma TDS